Skank, Zeca Pagodinho e Série Projeto Existencial: deixa, vou deixar a VIDA me Levar!

Me chama a atenção como somos bombardeados ideologicamente pelo conceito de que independente de como as coisas estão, o sucesso é ser feliz!, Aliás, existe até um livro com este título: O SUCESSO É SER FELIZ!
Mas será que é mesmo, será que a tristeza é o indicador de derrota, da perda, da incompetência, de mediocridade? Na última postagem o Rubem Muzio nos alertou que sucesso deve ser medido na eternidade… bom, mas não quero falar necessariamente sobre sucesso e sim voltarmos a questão existencial do “ser”, ser-para-a-vida e a vida-para-o-ser.
Calma, já vai ficar fácil de entender, e pra isso vamos usar algumas partes de duas musicas muito conhecidas:

Deixa a Vida me Levar

Zeca Pagodinho

Composição: Serginho Meriti
….
E deixa a vida me levar
(Vida leva eu!)
Deixa a vida me levar
(Vida leva eu!)
Deixa a vida me levar
(Vida leva eu!)
Sou feliz e agradeço
Por tudo que Deus me deu...
…..
Se a coisa não sai
Do jeito que eu quero
Também não me desespero
O negócio é deixar rolar
E aos trancos e barrancos
Lá vou eu!
E sou feliz e agradeço
Por tudo que Deus me deu...

Vou Deixar

Skank

Composição: Samuel rosa / Chico Amaral
Vou deixar a vida me levar
Pra onde ela quiser
Estou no meu lugar
Você já sabe onde é...
….
Vou deixar a vida me levar
Pra onde ela quiser
Seguir a direção
De uma estrela qualquer…

É interessante como o foco das duas musicas se unem no mesmo conceito de vida. DEIXAR QUE A VIDA NOS LEVE, deixar que os acontecimentos determinem onde estaremos, deixar que as pessoas determinem quem seremos, não levar tudo tão a sério, aliás, não levar nada tão a sério, deixar-se ser, construindo em nós uma falsa imunidade sentimental, o que rolar rolou… deixa acontecer….sou feliz do mesmo jeito.

Todas estas expressões apontam para uma vida não orientada. Se com o Lulu Santos na primeira postagem da série refletimos sobre uma vida orientada pelo prazer, aqui vamos refletir rapidamente sobre uma vida sem orientação.

Os adeptos desta filosofia de vida, se é que podemos chamar assim, acreditam no “poder do acaso”, ignoram que pode existir um propósito maior para a existência humana e por isso não se importam em deixar acontecer. Não estou dizendo que são pessoas sem planos, metas, alvos objetivos, mas se comportam indiferentes a elas, não são orientadas por elas. O problema maior é que elas acreditam que para alcançarem a felicidade, precisam ignorar as preocupações, ignorar uma direção, ignorar um caminho, ignorar uma verdade; e o certo é apenas deixar rolar…

Deixar rolar é ignorar o projeto existencial, é ignorar que fomos, somos e seremos expressão de algo muito mais elaborado, planejado; é ignorar que nos movemos e existimos para propósitos (leia o Livro de Deus em atos 17:28), que ainda que não sejam idênticos, são semelhantes…. E tem a mesma essência, a Daquele que nos formou. Também deixar a vida nos levar é ignorar que exista uma espiritualidade que pode me transformar no que realmente preciso ser. E só saberei o que preciso ser se de fato buscar conhecer qual o sentido do “SER”, questão fundamental da obra de Heiddeger em “SER E TEMPO”.

O que sei é que o poder de decidir ainda está em minhas mãos e que talvez não alcance muitas coisas que desejo, mas não entregarei a minha existencia ao acaso!

Voce tem um projeto existencial ou está deixando rolar…deixando a vida te levar?
Se algum dia eu precisar cantar estas músicas, gostaria que fosse assim:

1.Não deixo a vida me levar, a vida levo eu……

2.Não vou deixar, a vida me levar, vou pra onde eu quiser….
Só assim para experimentar a boa, agradavel e perfeita vontade do GRANDE ENGENHIRO E ARQUITETO EXISTENCIAL! (Leia o Livro de Deus em Romanos 12:2)

Ricardo Chaves

4 comentários:

Joyce Vieira disse...

Com certeza eu tenho um projeto existencial!
Muito boa esta msg! Aí cara mandou super bem!

Joyce Vieira disse...

Com certeza eu tenho um projeto existencial!
Esta msg é muito boa! Mandou super bem cara!

Falou comigo demais!

Andréia Rafaela disse...

Ótima mensagem!
Precisamos levar a vida
e tomar cuidado para não deixar que ela nos leve!
Precisamos ser a mudança que queremos ver!

Eduardo Santos disse...

Não podemos entregar nossa vida ao acaso por mais que as contingências da vida nos assombre. Sabemos para onde vamos; a eternidade nos espera.

Postar um comentário

 
Design Gráfico | Gil Villela