Vamos viver tudo o que há pra viver ! ? … Série: “Projeto Existencial”

Me lembro de uma antiga música muito propagada pelo cantor e compositor Lulu Santos chamada “tempos Modernos” onde em um dos momentos ele declara:

“Hoje o tempo voa amor, Escorre pelas mãos
Mesmo sem se sentir, Não há tempo
Que volte amor, Vamos viver tudo
Que há pra viver, Vamos nos permitir...”

Sem dúvida uma musica que marcou, ainda que brevemente, a história de muitos que no calor de suas emoções viam na letra do compositor a forma mais rápida e sincera de se encorajar e expressar seus mais íntimos desejos.

A proposta do Lulu Santos através desta música é viver a vida com “FLUIDEZ”, entrar  e permanecer em estado de “FLOW” como conceitua o professor de psicologia da Hungria chamado Mihaly Csikszentmihaly (1999):
O indivíduo médio está despreparado para o ócio. Sem metas e sem outros com quem interagir, a maioria das pessoas perde a motivação e a concentração. A mente começa a viajar, e geralmente se concentra em problemas insolúveis que provocam ansiedade. Para evitar essa condição indesejável, a pessoa recorre a estratégias que afastam o pior […], envolver-se no jogo obsessivo ou na sexualidade promíscua, ou ficar bêbado ou se drogar. Essas são maneiras rápidas de reduzir o caos na consciência a curto prazo […]


Existe algo que me incomoda muito neste sentido, pois acredito que só pode viver de fato, “tudo o que se há pra viver”, se soubermos responder a pergunta: “O QUE SE HÁ PRA VIVER? Ou: “QUAL O SENTIDO DA VIDA? POR QUE ESTAMOS AQUI? QUAL O PROPÓSITO DA EXISTENCIA?

E aí, não desejando filosofar, mas sim trazer praticidade para nós, desejo rapidamente compartilhar um pensamento.

A vida só tem um sentido (palavra sentido aqui empregada como sinônimo de DIREÇÃO), se tudo o que existe no universo não foi obra do acaso, mas sim planejado, estruturado e construído para o que hoje existe. Se realmente cremos que algum ser, dotado de uma capacidade inimaginável, O GRANDE ARQUITETO, projetou minuciosamente a existência de todos os que habitam o universo, então podemos afirmar que há um propósito e um sentido para estarmos aqui, e que talvez, a essência da vida não venha após a nossa existência, nem mesmo antes dela; talvez a nossa existência e a nossa essência estejam tão intimamente ligadas que separá-las seria desconectar a MÚSICA do SOM. Você consegue imaginar uma música sem som? Uma partitura musical só cumpre o seu papel se for tocada, ouvida, sentida, vivida.

E aí mora o grande dilema da humanidade. Se existe um GRANDE ARQUITETO E ENGENHEIRO EXISTENCIAL, também existe uma maneira de se viver a vida, logo, deixar-se fluir pelos instintos como propõe a música seria ignorar a essência, a vontade  e conseqüentemente a nossa existência diante do propósito daquele que nos criou.

Como saber o que há pra viver? Como saber como devo viver? Como saber a que devo dedicar a minha vida para não desperdiçá-la?
Talvez seja a hora de pararmos para ouvir o GRANDE ARQUITETO E ENGENHEIRO DO UNIVERSO. O que Ele tem a dizer sobre a nossa vida? Para que Ele nos criou? Seria este o Próprio Deus?
Sugiro a você a leitura do O LIVRO DE DEUS em Romanos, capitulo 12, verso 2….. ou acreditar que você é resultado de milênios de mutação de um ser unicelular… uma AMEBA!

Ricardo Chaves

1 comentários:

Joyce Vieira disse...

Que benção! Que bom que não sou uma AMEBA!

Postar um comentário

 
Design Gráfico | Gil Villela