Defraudação Emocional Online

Acompanhamos no último Sábado no Expresse 21 que alguns temas quando relacionados à internet ganham uma dimensão gigantesca, atingindo diretamente nossos Jovens e Adolescentes. Muitos já ouviram falar sobre Defraudação Emocional, mas não sabem exatamente o que significa. Abaixo a definição do dicionário:

Dicionário: Ação ou efeito de defraudar
Usurpação por meio de fraude.

O dicionário diz que o ato de Defraudar é quando retiramos de outra pessoa algo utilizando de meios ardilosos ou fraudulentos. Na área sentimental é quando geramos uma falsa expectativa no coração de outra pessoa, alimentando um sentimento sem propósito ou intenção.
Conhecemos nesses dias que um dos principais motivos do grande crescimento das redes sociais é a busca pelo relacionamento “superficial”. Muitos Jovens têm criado personagens fictícios nas redes, falando e apresentando ser aquilo que gostariam que fossem e no fim vivendo uma vida de ilusão. E é nesse ambiente de ilusão e fácil relacionamento que ocorrem com muita frequência as “Defraudações”. 
E quais os tipos que existem?

1 – Quando parte de uma das pessoas envolvidas (Sedução)
2 – Quando parte das duas pessoas (Azaração)
3 – Quando parte de pessoas fora do relacionamento (Cupido)
4 – Quando da própria pessoa para si mesma (Auto-defraudação)

        Esses tipos de situações acontecem muitas vezes com pessoas carentes e solitárias, que buscam nas redes sociais o preenchimento desse vazio. Lá elas acabam sendo foco de investidas de pessoas que muitas vezes não querem nenhum compromisso (Casamento) e que se aproveitam desse estado de solidão. Outras vezes elas mesmas acreditam que lá encontrarão o seu “Príncipe ou Princesa Encantado(a)”, e acabam se iludindo sem que a outra parte saiba ou lhe dê motivo (Auto-defraudação).
        A palavra de Deus nos dá a orientação desse tema em 1 Tessalonicenses 4:1-8, porém é importante destacar o alerta que está no versículo 6: “Neste assunto, ninguém prejudique seu irmão nem dele se aproveite. O Senhor castigará todas essas práticas, como já lhes dissemos e asseguramos”
Precisamos vigiar e tomar cuidado com que tipo de conversa estamos no ambiente virtual. Temos que pegar como alicerce de vida o que o Senhor nos diz em Pv 4.23: "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida"
        É somente guardando nosso coração e buscando em Deus o suprimento de nossas necessidades (inclusive sentimental, Ok?l!) que estaremos blindados de qualquer tipo de frustrações e traumas no futuro. E você, está guardando o seu coração?

Rodrigo Roque

1 comentários:

Caverna das Tribos disse...

PLANETA FACEBOOK = um excelente lugar para você fantasiar, falar pra todo mundo o que vc não tem coragem de dizer "na lata"...um excelente lugar pra dar aquelas "indiretinhas", um lugar onde voce pode ser quem voce quiser, vestir qualquer mascara ou fantasia, e todo mundo acredita... o pior não é isso, o pior é que até voce acredita que voce é quem voce nunca foi... PLANETA FACEBOOK = PLANETA CARNAVAL

Postar um comentário

 
Design Gráfico | Gil Villela