FELICI NET ISMO (Felicidade = Internet + Consumismo)

Esses dias navegando pela internet encontrei uma matéria muito interessante com a seguinte chamada:  “Hailing: Consumismo + exposição na web já tem nome”.
Segundo a matéria o “Hailing” é uma prática que está sendo difundida por jovens e adolescentes que precocemente controlados pelo consumismo, exibem os produtos adquiridos de qualquer natureza através das redes sociais, sendo a principal o YouTube. 
O mais interessante dessa matéria foi o depoimento da americana April Lane Benson, que é psicóloga e tem estudado esse fenômeno:  “O problema é a ênfase dada ao ato de comprar e gastar que tomam o lugar de coisas mais importantes para jovens garotas”, ela diz. “É um pouco perturbador. É facil os pais, inocentes, acreditarem que não é arriscado para seus filhos, mas é uma questão material. E nós sabemos que as pessoas que valorizam o superficial, como aparência física e bens materias estão mais sujeitas a uma baixa autoestima.”
Com o crescimento da audiência e tempo gasto pelos brasileiros na internet (O Brasil é o País onde mais tempo se fica online), o foco publicitário se voltou totalmente para a tela dos computadores.  A mensagem enviada para nós através dessas publicidades tem como único objetivo: “Transformar nossos desejos em necessidades e o que é realmente necessidade em desejos”.  Vamos refletir nessa frase abaixo:
Temos o desejo de ter o notebook de última geração? Sim. Mas até que ponto isso é realmente uma necessidade em nossas vidas?
Temos a necessidade de ter um calçado, no caso um tênis? Sim. Mas até que ponto somos impulsionados pelo desejo de ter o último lançamento e pagar mais caro por algo que era para ser apenas uma necessidade?
Estamos vivendo dias onde somos influenciados pela mídia a buscar uma felicidade momentânea através dos bens materiais. Jovens cada vez mais cedo estão sendo estimulados a terem uma postura consumista, sendo bombardeados diariamente por propagandas que os levam a perseguir preencher um vazio que só pode ser preenchido por Deus.
A palavra de Deus diz: "Mas buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas" (Mt 6: 33).  
Jesus nessa passagem coloca as “demais coisas” como algo secundário, nos mostrando que nosso principal foco deve ser buscar primeiro o Reino de Deus. Quando buscamos esse Reino conhecemos o real sentido da palavra felicidade e somos contagiados por um amor que preenche esse vazio e nos direciona a colocar as “Demais coisas” no seu devido lugar.
A pergunta que devemos nos fazer é a seguinte:
Será que não estou buscando primeiro as “Demais coisas” e baseando minha felicidade em algo que não é Eterno?
Podemos e temos que sonhar em ter o melhor, porém não invertendo o posicionamento desses valores.

Rodrigo Roque

8 comentários:

Caverna das Tribos disse...

sem palavras.. mas uma vez rodrigo , vc está de parabens, reflexões rapidas, relevantes e inspiradoras...

thatysan disse...

Uau!!! Mto bom Rodrigo Roque, parabéns!!!
Que Deus te abençõe e te use cada vez mais!!

Juliane Machado disse...

Realmente vivemos hoje num mundo interconectado globalmente, mas que nos deixa vunerável a tanta informação que a mídia nos bombardeia, assim aquele que rege este mundo pode assumir o primeiro lugar na vida das pessoas e tomando o lugar do Senhor Jesus nos tornando cada vez mais consumistas e desfocado das coisas do Reino...muito boa a matéria Rodrigo!!!

Evandro Nobre disse...

Sabias e necessárias palavras! Abraço!

Andréia Rafaela Andrade disse...

Pois é! As "demais coisas" só são capazes que nos trazer prazeres momentâneos... Precisamos aprender a selecionar o que queremos, o que vemos, e a a partir dessas observações ver se de fato precisamos ou não de determinada coisa. Acontece que hoje somos tão bombardeados por informações que tudo parece necessário! Uma grande cilada pensar dessa forma...

Fer martin disse...

Nossa mais que msg!!!
Amei é a pura e verdadeira realidade,
hj jovens nao estao intereçados a se vestir bem
mas sim se encher de marcas que realmente nao significa nada. E o pior de tdo q hj ja é mais concorrencia de quem tem o melhor tenis a melhor calça, celular e assim vai, e nao pq tem ou pq teria as condiçoes, muitas vezes neh condiçoes nao tem.
Palavra simple mas muito forte PARABÉNS Rodrigo que Deus continue te usando....

Anônimo disse...

Caverna das Tribos, parabéns!!! Este assunto é muito importante ser abordado e ensinado, conforme a Palavra de Deus, como está sendo nesta matéria. Muito bom.

o balconista doido disse...

em fim alguem com cabeça nesse mundo,parabennnnnnnnnnns.Deus SEMPRE TE USARA..........

Postar um comentário

 
Design Gráfico | Gil Villela