Por um Mundo Melhor!

Gostaria compartilhar a minha visão hoje sobre as inúmeras necessidades desnecessárias que a propaganda e o marketing criam a cada segundo, e como somos levados a acreditar em slogans superficiais que no fundo só conseguem nos trazer um alivio também superficial de nossas misérias e angustias.

Vou partir do ROCK IN RIO - POR UM MUNDO MELHOR!

Mundo melhor….ummmm…umm…mundo…melhor…. mundo melhor….ummm., o que é um mundo melhor? Mundo melhor é mais acesso a diversão? Mundo melhor é mais acesso a cultura? Mundo melhor é a aceleração da economia? Mundo melhor é o crescimento industrial? Mundo melhor são mais arvores, menos desmatamento, menos fome, miséria, mortalidade infantil, mais saúde, melhor educação… O QUE É UM MUNDO MELHORRR!!!!!

Eu assisti alguns momentos do Rock in Rio 2011, eu vi uma super produção onde milhares de pessoas pagaram grandes quantias financeiras para prestigiar inúmeros grandes artistas, músicos, compositores e etc…

E isto me faz pensar na historia da musicalidade brasileira, me lembro (ainda que só por estudos) da musicalidade engajada socialmente contra a ditadura, musicalidade engajada socialmente contra o preconceito, contra a violência. A verdade é que a musica sempre foi um meio de articulação das massas frente aos desafios da humanidade. Pela musica exércitos foram liderados, pela musica corações foram consolados, pela musica demônios foram expulsos (1º Samuel 16:14-23)… O som derrubou muralhas, trouxe confiança e esperança, e ainda é assim!

Mas mesmo com todas estas qualidades e bem feitorias que a musica pode nos trazer, é uma absurda pretensão utópica achar que dela brotará um mundo melhor.

Diversas fontes declararam que mais de 13 milhões de pessoas estão sendo afetadas pela pior seca e fome em 60 anos na região do Chifre da África. Mais trágico ainda, o número de pessoas à beira da morte subiu para 750.000 (última atualização, em inglês, aqui).
13 milhões de pessoas.

Como você consegue entender um número desses?

13.000.000

Comece com um.

 Onde está o mundo melhor!!!!, Talvez o slogan deveria ser, por um Brasil melhor?

O que podemos dizer é que cerca de 12,9 milhões de crianças morrem a cada ano no Brasil antes dos 5 anos de vida, já que no em nosso país cerca de 10% das pessoas mais ricas detêm quase toda a renda nacional e uma das principais justificativas para a fome é o clima seco, as inundações, os terremotos, as pragas e insetos que acabam com as plantações dentre muitos outros fatores.

 Não, pelos dados acima, não dá pra ter um slogan de um Brasil Melhor... Quem sabe, por um Rio de Janerio melhor?

No Rio de Janeiro, realça a entidade, centenas de comunidades de baixa renda estão sendo ocupadas e controladas por gangues rotineiramente envolvidas com tráfico ilegal de drogas, extorsão e crimes violentos. A violência policial foi definida como “um problema crônico”. Dados oficiais repetidos no relatório mostram que a polícia foi responsável, no estado fluminense, por cerca de um em cada cinco mortes intencionais no primeiro semestre de 2008.
“A polícia alega que essas mortes ocorrem nos confrontos com os criminosos, e registram as ocorrências como ´ações de resistência´ – 757 mortes em decorrência de ação policial foram registradas no estado fluminense (uma média de quatro por dia) no período de janeiro a junho de 2008″, detalha a ONG de defesa dos direitos humanos, Human Right Watch.

O relatório cita ainda relatórios sobre ataques indiscriminados por parte da polícia do Rio de Janeiro nas chamadas “megaoperações” em favelas e casos de abusos de policiais fora do serviço. De todos os homicídios no estado de Pernambuco, promotores estimam que 70% são cometidos por esquadrões da morte. Acredita-se que policiais façam parte desses grupos.

Onde está um Rio de Janeiro Melhor? Não, o slogan não seria VERDADEIRO TAMBEM...

Um mundo melhor brota quando eu estou dispostos a ser autenticamente o cristão que fui chamado para ser…. Quando duvido que posso fazer a diferença, nas palavras do Ed. René, estou duvidando de Deus, quando duvido que eu posso ser o bom samaritano de Lucas 10 através da essência do evangelho que já habita em mim, estou duvidando que Jesus pode me transformar em alguém segundo a sua imagem e semelhança…

Não acredito que o rock, o reggae, o rap, o pagode, o psy, o forró… podem fazer do mundo um lugar melhor, mas tenho a convicção de que se a humanidade viver a essência de Deus, a saber, o AMOR, isto trará maior tolerância, respeito, misericórdia, vida, e isto muda o mundo, isto muda a humanidade, isto muda a minha família, isto me mudou, e continua mudando…. Eu falo do amor de Deus, de 1 Corintios 13, não daquele amor institucionalizado, profissional, nem do amor erotizado e até pornográfico que se tem propagado (lembranças ao Mr. Catra)… SIM, este AMOR de Deus pode me fazer uma pessoa menos pior, e assim fazer do mundo um lugar melhor.

Como já dizia a banda Pingo Dágua, a verdadeira revolução não se faz com armas, com politica e nem com religião, mas sim com o amor de Deus.
Ricardo Chaves

3 comentários:

thatysan disse...

Que texto!!!
Infelizmente hoje esconde-se um mundo "falido" atrás de belos slogans, que não passam de uma utopia...
Que sejamos autênticos no evangelho!

Andréia Rafaela Andrade disse...

Texto incrível!

Anônimo disse...

Um mundo melhor não se faz apenas com mudanças externas nem apenas com musicas mais sim pela mudanças que partem do nosso interior...
Até quando vamos ficar brincando de ser igreja? Deus tem nos chamado para como a igreja fazermos um mundo melhor... sim eu e vc podemos fazer de cada lugar, de cada casa, de cada bairro, de cada cidade, do nosso país um lugar melhor para se viver.

Postar um comentário

 
Design Gráfico | Gil Villela