Sonhos!

O que são sonhos? Sempre achei está pergunta muito complicada de responder. Não sei ao certo se realmente existe uma resposta concreta. Mas quando procuramos na ciência, seja ela técnica ou popular, ela no diz que sonho é seqüência de imagens que ocorrem durante o sono. Diz também que pode ser coisa ou pessoa vista ou imaginada durante o sono. Pode ser devaneio, fantasia, ilusão ou até mesmo utopia. No popular sonho pode ser também uma coisa ou pessoa muito bonita: Um sonho de pessoa! Para quem aprecia uma boa culinária, pode ser um doce muito fofo, feito com farinha, leite e ovos, frito em gordura e polvilhado com açúcar e canela, ou passado em calda rala.

O que são sonhos pra você?

Grandes poetas e escritores também procuraram saber sobre os sonhos. Fernando Pessoa comentou em um de seus poemas que tinha dentro de si todos os sonhos do mundo. Mas o que é sonho Fernando? Cecília Meireles disse que colocou os seus sonhos em cima de um navio e o navio em cima do mar, depois abriu o mar com as mãos,
para que o seu sonho afundasse. Mas o que é sonho Cecília?

Os músicos cantaram seus sonhos mesmo sem saber o que eles são. John Lennon disse em alta voz que o sonho acabou. Mas como o sonho pode acabar se não sabemos muitas vezes se eles começaram?

A bíblia conta histórias de grandes sonhadores que souberam mergulhar sua alma, corpo e espírito nos sonhos de Deus. Sonhadores como Noé, que depositou sua fé, sua família, sua vida em função de uma promessa dada por Deus. Homens de Deus como Abraão que deixou sua terra, sua parentela e foi para um lugar distante que Deus mostrou em um sonho-promessa. Sonhadores como Jacó, que literalmente sonhou, e fundamentou um compromisso com Deus Sonhadores como José, que com todas as adversidades que ocorreram em sua vida, não deixou que seu sonho fosse destruído pelas incertezas da vida.

O que são sonhos pra você?

Quando criança, quem não foi mergulhado em sonhos? Qual foi o menino que nunca sonhou em ser bombeiro, policial, astronauta, professor ou jogador de futebol? Qual foi a menina que nunca sonhou em ser enfermeira, veterinária, aeromoça ou até mesmo modelo de passarela. Crianças são fábricas de sonhos.

Sempre que tento descobrir o que são sonhos, mais minha mente mergulha em dúvidas. Talvez os sonhos não sejam algo que temos que entender no modo definidor da palavra. Pode ser que os sonhos sejam simplesmente para que nós os tenhamos. Sei que cada um tem sua definição particular de sonho, sejam elas abstratas ou práticas. Eu também tenho a minha e gostaria de dizer. Sonhos para mim são combustíveis que movimentam a nossa vida em alguma direção. Dentro desta definição existem três tipos de pessoas.
O primeiro tipo são as que não sonham. Quem não sonha não se movimenta na vida.
O segundo são as pessoas que sonham, mas seus sonhos não são os sonhos de Deus, sendo assim, estas pessoas sempre estão caminhando em direção oposta aos propósitos de Deus.
Mas existem, felizmente, pessoas que sonham os sonhos de Deus, essas sim, caminham na direção da plenitude do propósito de Deus.

Talvez sonho pra você seja uma casa, ou talvez um carro. Quem sabe pode ser um filho, ou a cura de uma doença. Talvez seja um sossego para a inquietude da sua alma. Acho que isso não importa muito. O mais importante é que os nossos sonhos sejam os sonhos de Deus, pois somente desta forma estaremos vivendo nossa vida com os objetivos divinos.

Sonhe muito. Sonhe intensamente. Sonhe com ousadia. Sonhe com propósito.

O que são sonhos pra você?

Eduardo Santos

1 comentários:

Eduardo Santos disse...

Nossa! Faz um tempão que eu escrevi isso ...

Postar um comentário

 
Design Gráfico | Gil Villela