A Sustentabilidade é Espiritual!

Sustentabilidade é a habilidade de sustentar ou suportar uma ou mais condições, exibida por algo ou alguém. É uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo. Em anos recentes, o conceito tornou-se um princípio, segundo o qual o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes não pode comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras, o que requereu a vinculação da sustentabilidade no longo prazo, um "longo prazo" de termo indefinido, em princípio.

Precisamos lançar uma perspectiva espiritual para este termo... espiritual no sentido mais transcendente possível da espiritualidade. Não quero simplesmente sugar este termo tão, mas TÃO usado e propagado neste tempo... Aliás, afirmo o que talvez seja pra muitos a mais absurda proposta para a compreensão da sustentabilidade.
Sustentabilidade vem da palavra Espiritualidade!!!... kkkkk , onde eu li isto?...em nenhum lugar, onde eu vi isto?... no livro de Deus é claro!
O Criador fez tudo na mais perfeita perfeição (sem medo da redundância), e nesta perfeição está incluso exatamente o conceito de que tudo precisa ser necessariamente sustentável, inclusive nossa transformação.

Vivemos dias de lutas, dias de glórias (Charlie Brown) - vivemos a perfeita imperfeição, as constantes inconstâncias, vivemos o mundo paradoxal secularizado, e por que não dizer que a espiritualidade religiosa tem causado tantas feridas no Brasil quanto a extração ilegal de madeira na Amazônia e etc....

A "Religiozação" da Espiritualidade (transformar em religião a espiritualidade) tem causado tantos danos quanto a poluição pelo CO2 e outros resíduos que contaminam o ar, a água, o solo e todos os recursos fundamentais para a vida; já ouvimos tanto sobre o perigo do mau uso dos recursos naturais que pode ter por consequencia a inviabiliazação da vida humana na terra em algumas centenas de anos que isto já parece até clichê...
Pensando... e pensando bem, a revisão da utilização dos recursos naturais fará um grande bem à humanidade, mas não terá o poder de tornar a vida humana sustentável, isto não porque “a vaca já foi pro brejo”, mas porque a sustentabilidade é espiritual, parte de uma transformação de dentro para fora, ainda que necessite de estímulos externos, precisa ser apreendida dentro do SER HUMANO, exatamente como a conversão para uma espiritualidade adequada aos princípios e valores de Jesus, o que é muito diferente de grande parte da espiritualidade religiosa que vemos neste tempo.

Sustentemos com toda força e disposição a espiritualidade que nos sustenta para a eternidade... exatamente como o plano original e imutável do criador...
Sustentemos nossa conversão com a mesmo convicção dos que foram chamados de homens dos quais o mundo não foi digno... Hb 11...
Assim, só assim poderemos contemplar um genuíno avivamento que transforma o complexo mundo humano no simples Reino de Deus!

Ricardo Chaves,!

1 comentários:

Anônimo disse...

Muito Bom ....

AbRaços Papai urso : )


Luis Paulo Moreno.

Postar um comentário

 
Design Gráfico | Gil Villela