O Evangelho por meio do Facebook


Os cristãos cada vez mais fazem uso das mídias sociais, especialmente o Facebook e seus múltiplos aplicativos. Quase todos têm alguma coisa a articular, curtir e compartilhar. As vinculações foram ampliadas, amigos e parentes distantes encontram uma forma de tornar mínimo à distância, as pontes de conversação ficaram mais céleres e hábeis. Disso não podemos hesitar: As redes sociais chegaram para ficar. É uma abertura sem volta. Como cristãos vivemos neste mundo com a responsabilidade de existir para a glória de Deus. E creio que algumas atitudes são fundamentais para viver louvando o Senhor, até mesmo no uso das redes sociais, a saber:
          Santidade. O cristão deve procurar a pureza de vida em todos os aspectos da vida e considerando que a democratização do conhecimento tem um lado positivo, não podemos deixar de ver o lado negativo que se manifesta na democratização da pornografia, das falsas doutrinas e do desrespeito ao semelhante. O cristão possui um chamado para a santidade (2Co 7.1) e deve ter todo cuidado para não compactuar com as obras das trevas aculturadas aos aplicativos do mundo virtual.
          Coragem. Paulo usou o Areópago (At 17.22), Lutero teve a imprensa em sua época, os cristãos de hoje possuem a internet nas suas mais diversas formas de comunicação. Não precisamos ter medo, mas coragem para pregar o Evangelho de Jesus nas redes sociais. Temos uma grande oportunidade de expressar o grande amor de Deus de maneira ímpar em nossa geração. Não podemos deixar de usar esta porta aberta pelo Senhor. (1 Co 16.9)
          Piedade. Muitas pessoas feridas com os relacionamentos reais e até mesmo magoadas com a Igreja que usam os espaços de debates nas redes sociais, por julgarem ser um espaço livre de amarras institucionais e de patrulhamento eclesiástico. Como cristãos precisamos agir nestes espaços procurando adquirir a simpatia dos de fora e restabelecendo os que estão manquejando (Hb 12.12). Cuidado para não esmagar os feridos de alma (Is 42.3,4)
          Sabedoria. As redes sociais apenas são uma ponte de comunicação, apenas uma forma para o relacionamento, uma ferramenta para somar e não para subtrair coisas essenciais como o trabalho, a comunhão, o afeto e a conversa olho no olho (At 2.42-47). É preciso pedir domínio próprio ao Espírito Santo (Gl 5.23), para saber usar as mídias sociais na medida certa, pois não fazer uso delas é um retrocesso e se por outro lado elas controlam a vida, apenas se resumem num ídolo que nos afasta de Deus.
        Discernimento. Nem tudo pode ser dito nas redes sociais (1 Co 6.12). É preciso ter discrição, principalmente para não sermos ambíguos no uso da comunicação virtual ou mesmo ingênuos com as informações que passamos através de fotos, descrições de perfis, afinidades e aplicativos. Não devemos ser mentirosos no uso das redes, mas devemos ter o discernimento e a discrição necessária na hora de teclar a fim de que nossos dedos não se transformem numa língua destrutiva e feroz (Tg 3.6).
          Humildade. O cristão é servo. Somente o Senhor merece toda honra e glória. Por isso é preciso que os usuários cristãos das mídias sociais tenham cuidado com a tietagem gospel (culto a personalidade) e a sensação falsa de ser uma grande celebridade das redes sociais (culto a autopersonalidade).  É preciso lembrar o conselho de Paulo que disse: "Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um." (Romanos 12:3, RA)
          Amor. Se amarmos o Senhor e ao próximo na realidade usaremos as redes sociais como vazante do amor, procurando espalhar o bem em obediência a lei do Senhor (Rm 13.8). No amor as redes sociais serão usadas em sua força máxima, isto se todos os nossos atos forem feitos com amor.
Ser assumirmos essas atitudes será conhecido também através das mídias sociais, a misericórdia, a majestade e a justiça do Senhor. Que o Senhor nos ajude!

Rev. Francisco Macena da Costa.

Postado por Rodrigo Roque

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design Gráfico | Gil Villela